Fotos: Charles Guerra e Lucas Amorelli (Diário)
Junto com a volta às aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), as linhas de transporte coletivo que tiveram os horários reduzidos durante as férias dos estudantes também retornam à normalidade. Nesta segunda-feira, pelo menos 19 linhas que foram afetadas com as alterações no início de janeiro voltam a operar nos horários antigos.
O Sistema Integrado Municipal (SIM SM) ainda não divulgou a nova grade de horários, mas, segundo o gerente operacional do SIM, Cristiano Andretta, todas as alterações devem estar disponíveis no site ainda neste final de semana.
TJ reafirma decisão de que réus da Kiss não irão a júri popular
Na tarde de sexta-feira, uma enorme fila se formou na sede da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros (ATU), na Avenida Rio Branco. Como de costume, no início de cada semestre letivo, muitos estudantes precisam fazer o cadastro ou a renovação do cartão eletrônico de passagens. Desde a metade do ano passado, a ATU e o Consórcio SIM implantaram o Evite Filas, sistema de cadastramento pela internet voltado aos estudantes de Santa Maria. A ideia é agilizar o atendimento aos usuários do transporte público na hora de fazer a carteirinha. Basta acessar o site atu.com.br ou simsm.com.br, clicar em Enviar Documentos e fornecer as informações exigidas. Depois, basta ir até a ATU do Centro para fazer a fotografia e retirar o cartão.
VÍDEO: conheça o campo de golfe de Santa Maria
Mesmo assim, o tempo de espera na fila ainda era grande. Nathália Limberger, 17 anos, caloura de Arquitetura e Urbanismo na UFSM, e Larissa Ferreira, 19, aluna do 3º semestre do mesmo curso, ficaram 1h30min aguardando para serem atendidas, mesmo tendo feito o cadastro online dos documentos.
- Não mudou muita coisa, pois muitos que estão na fila na nossa frente não fizeram o cadastro e aí dá na mesma - comentou Nathália. A principal reclamação de quem utilizou o serviço pela internet é não ter um atendimento específico do Evite Filas.
Conforme Andretta, um funcionário da ATU fica disponível no local para verificar a documentação e orientar os usuários no atendimento.
Linhas que terão os horários normalizados
- Carolina/São José
- BIG/Rodoviária
- Nonoai/Casa de Saúde
- Prado
- Santa Marta
- Parque Pinheiro Machado
- Minuano/Passo das Tropas
- Tancredo Neves
- T. Neves/Campus
- Boi Morto/Vila Rossi
- Santos/Urlândia
- Alto da Boa Vista/7 de Dezembro
- Jardim Berleze/Maringá
- Vila Oliveira/Chácara das Flores
- Riachuelo
- Salgado Filho
- Itararé/Brigada
- Campestre
- Vila Schirmer
Mais informações
- Pelos telefones (55) 3027-9001 ou 3220-8397 (linhas da UFSM)
- Pelo e-mail contato@simsm.com.br